Vamos, vamos, corre!!!!

O expresso, rápido, a jato, instantâneo, agora, na hora, já... São palavras que soam tão bem, não é? Esperar, aguardar, devagar, lento (pejorativamente chamado de lerdo) e calma, já soam incômodo.

Não se tem tempo para cozinhar uma boa comida na panela (já se faz comida em 3 minutos), imagine ESPERAR um grande amor? (pior que há app’s para ACELERAR esse processo rs); o que ESPERAR do próximo, se HOJE, tudo é EXPRESSO, é FUGAZ?

PONTUALIDADE faz bem, é prazeroso. Mas... Para que RELÓGIO, se a pessoa for livre? Um encontro, ATRASO? Compromisso? Cada MINUTO vale ouro, não é? É mais uma questão de respeito ao próximo, para que este não fique ESPERANDO a sua chegada. Mas ao ESPERAR, a pessoa pode fazer, pensar, outras coisas… Por que não?

Estamos inseridos numa sociedade, numa cultura, em que tudo é resolvido pelo dinheiro (isso é mais do que óbvio, sempre foi assim). Realmente, TEMPO é dinheiro. Mas pense naquele que é desprovido dessa gana, que está longe desse grande mal que é o mercado, que exige a moeda, o dinheiro?

Desejo, requer esforço, requer CORRIDA contra o TEMPO. Ninguém deseja alguma coisa para daqui a 5, 17, 32 anos. Não se sabe ESPERAR um almoço (vide fast food, miojo), não se ESPERAM um amor, imagina algo para daqui à dezena de anos? Queremos para AGORA. O quanto antes. O mundo está ACELERADO por demais e tende a piorar.

O TEMPO que NÃO PASSAMOS juntos, é recompensado com alguns tipos de agrados, ou PEQUENOS gestos. Gestos muito RÁPIDOS, EXPRESSOS. Quase não marcam, quase não se ETERNIZAM. São raros…

Eu tenho um sonho: destruir o relógio. O TEMPO é um fenômeno, eu o respeito. O TEMPO É ETERNO. E como dizia o poeta Renato Russo: “O INFINITO é realmente, um dos deuses mais lindos…” Este não é um malfeitor na nossa vida. Claro que não. Mas o RELÓGIO, e a nossa "cultura da PRESSA”, é quem está matando a nós mesmos.

Podemos apontar o dono disso tudo: a indústria e a mídia. O controle sobre nós. Cada TEMPO que possamos dar-lhes ATENÇÃO, é para eles, ótimo. A novela tem HORA certa, o filme, o esporte. Somos dependentes desses HORÁRIOS. Existe hora para ver filme? Existe, de coração, HORA para se ver um programa na TV? Ou existe você? Você é a PRIORIDADE. Você é o valor, e o TEMPO. Você É! Destrua a TV e o relógio, serás feliz.

Ouve-se muito e, se vê também, a frase “faça você mesmo”, “com apenas um toque”, “não é necessário nenhum esforço”, geralmente são produtos ou alguma coisa para ser feita no lar, etc. Você GANHA TEMPO no lar, fica MENOS TEMPO, faz MENOS ESFORÇO em casa, para que, na rua, no comércio, ou no fast food, no shopping você se esqueça que existe RELÓGIO. Com isso, você, inconscientemente, esquece que existe vida, que existe natureza, que existe um mundo natural, não feito por homens, indústria ou TV, lá fora.

O trabalho também APRISIONA-te no TEMPO. No trabalho, o RELÓGIO só gira em favor do patrão. Não há liberdade; não há LIMITES. O TEMPO que ficares na empresa, no escritório, é maravilhoso para quem contabiliza suas cifras em cima de ti. O DEVAGAR, pode ser um grande aliado à PRESSA. É surreal, mas é compreensível. Podes realizar uma produção em 2 SEGUNDOS, mas que seu DIA na firma seja de mais de DOZE HORAS. Portanto, “não tenhas PRESSA! Podeis sair daqui a HORA que quiserdes, mas CORRAM com este trabalho”...

NÃO ESTOU COM PRESSA EM ACABAR ESSE TEXTO. QUANDO EU QUISER, DAREI CONTINUIDADE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ou como se filosofa com uma agulha

Seja aqui e agora

Ontem e hoje