O futebol e nossa "arte"

O futebol em si é uma arte.
Uma partida de futebol é um espetáculo.
Artistas são os jogadores,
ainda a torcida também.
Há performance em campo,
nas arquibancadas há música.
É tudo uma verdadeira exposição artística.

Mas à cada partida um torcedor morre.
Seja assassinado, seja por uma fatalidade qualquer, por descuido dos órgãos competentes.
Perde-se vidas, gera-se ódio
Quando não morre alguém, há agressão física de todo tipo.
Se xinga mais do que se grita “gol”;
se briga, mais do que se comemora;
até na comemoração aparece gente morta.

Há investimentos fortíssimos do governo, da TV e de empresas privadas para que este espetáculo seja cada vez mais belo e atrativo
Isto é arte… Futebol é paixão, é vida! (e morte também).

Eu ia gostar muito de ver o dia que uma ONG, um Movimento, o BrasiL, a população fechasse um estádio. Eu ia começar a entender certas coisas, se a grande maioria protestasse em frente a um estádio logo após uma pessoa ter sido assassinada, sofrido qualquer violência.
Eu ia me dar por satisfeito no dia em que não houvesse mais partidas de futebol justamente por conta da violência animalesca e gratuita que há em todas as partidas, dentro e fora de campo, diga-se de passagem.

EU NÃO VOU NEM COMENTAR DOS UFC's DA VIDA... DESTE TIPO DE A_R_T_E__M_A_R_C_I_A_L. NÃO VOU PERDER MEU TEMPO PENSANDO NESTE TIPO DE ARTE. MAS...

Se uma pessoa nua em uma performance é motivo de estopim para o caos social, ou uma exposição artística, o que dizer do público ou dos verdadeiros “artistas da bola” que se degladiam, se sangram e se matam, na frente de crianças, de pais e mães dentro e fora de estádios de futebol?

“Mas o futebol não promove violência. O futebol é um esporte! Quem comete violência são as pessoas, as torcidas, etc”
Sim!

O mesmo digo sobre uma exposição artística numa galeria, ou uma performance num museu: quem comete o crime, quem vê maldade, quem interpreta e julga conforme seus valores e costumes, é única e exclusivamente o expectador. A arte e o artista, não matam, não cometem crimes. Por exemplo: podemos julgar aquele ator vilão por incitar à violência, ou fazer apologia a algum crime? (o caso de uma novela onde há um traficante e sua mulher). Atores que interpretam, devem então receber julgamento por sua nudez diante das câmeras? Aquela dança sensual que cansamos de assistir aos domingos na TV aberta; "na boquinha da garrafa…", "Pau Que Nasce Torto", "Pimpolho" ... ; e aquela banheira que aparecia muito numa rede de TV paulista, em que "artistas" de sunga e biquínis, tinham de pegar um sabonete numa banheira minúscula cheia d'água? Eles foram censurados por aquilo que fizeram? Pediram a prisão deles? Ninguém nunca pensou em reclamar. Mas por que agora? Por que é que agora tudo é apontado como crime, e este mesmo crime é dado sempre ao mesmo "réu"?

Enfim... Quem não quer morrer, não vá a um estádio de futebol em dias de jogos; quem não quer se chocar, ou se sentir invadido, desrespeitado, que não vá ao Teatro ou ao museu, ou qualquer exposição artística; quem não quer ver putaria disfarçada na TV, com músicas de duplo sentido, com fortes conotações sexuais, eróticas, que vá ouvir rádio de música erudita ou ler um livro sagrado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ou como se filosofa com uma agulha

Seja aqui e agora

Ontem e hoje